o Chihuahua
Grandes companheiros, os cães da raça Chihuahua são conhecidos pelo pequeno tamanho e vivacidade. Conheça suas características e particularidades que o auxiliam no atendimento clínico!
Inteligentes, cheios de personalidade e envolventes em seu pequeno porte, os Chihuahuas são verdadeiros gigantes quando se trata de conquistar corações. Originários do México, com uma história curiosa que se remete às civilizações antigas, esses cãezinhos têm conquistado admiradores em todo o mundo, sendo relatado um “boom” de popularidade da raça, inclusive no Reino Unido (O’NEILL et.al., 2020), resultado de sua lealdade, energia vibrante e presença cativante.
A origem da raça Chihuahua
Uma raça bastante antiga que continua sendo mundialmente popular, os Chihuahuas têm sua origem no México, onde se acredita que viviam de forma selvagem no estado de Chihuahua, até serem domesticados pela civilização tolteca, entre os séculos X e XIII.
Na cidade de Tula, foram encontradas estátuas de um cão bem parecido com o Chihuahua, denominado Techichi. Além disso, ossos caninos com as proporções iguais às do atual exemplar Chihuahua foram encontrados nas pirâmides de Cholula, em Puebla, outra cidade mexicana.
Principais características
O Chihuahua apresenta uma estrutura corporal compacta, mas é destemido e extremamente corajoso. Sua característica cabeça arredondada, em formato de maçã, acomoda orelhas grandes, eretas e sem dobras, que formam um ângulo de 45° para os lados quando em repouso. Os olhos são redondos, muito expressivos e completamente escuros.
O tronco é curto, com o dorso firme e garupa forte. A cauda, moderadamente comprida, larga na base e fina na ponta, tem inserção alta e forma uma curva ou semicírculo em direção a região lombar
Todas as tonalidades de cores e combinações são aceitas, com exceção da cor merle. A pelagem apresenta duas variedades:
curta – brilhante, macia, bem assentada sobre o corpo;
longa – fina, sedosa, lisa ou ligeiramente ondulada.
1. Tamanho
Considerado o menor cão do mundo, a altura do Chihuahua varia entre 12,7 e 20,3cm. Já o seu peso deve estar na faixa de 1 a 3kg, sendo considerado ideal entre 1,5 e 2,5kg.
Seu tamanho compacto é ideal para tutores que vivem em apartamentos ou casas com pouco espaço externo. Além disso, são cães fáceis de transportar, sendo também conveniente para quem gosta de levar seu companheiro em viagens e passeios.
Apesar de aceitar bem o convívio com adultos e crianças, o Chihuahua exige uma manipulação mais cuidadosa, uma vez que algumas brincadeiras, pisões ou quedas podem resultar em sérias lesões.
2. Comportamento
O Chihuahua é conhecido por ser leal e afetuoso, formando laços fortes com seus tutores, procurando estar sempre em sua companhia. São cãezinhos capazes de se adaptar a diferentes ambientes, apresentando necessidade moderada de atividade física.
Rápidos e corajosos, estão sempre alerta no que está acontecendo ao seu redor, respondendo ativamente a qualquer estímulo ou barulho. Tais qualidades os tornam grandes protetores de seus tutores e de seu território, logo avisando sobre a presença de estranhos.
Vamos resumir as principais características físicas e comportamentais do Chihuahua: